quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

"Harry Potter e o Cálice de Fogo" - J.K. Rowling

E lá vamos nós! Dando continuidade a saga Harry Potter, hoje, eu escreverei sobre o quarto livro da saga, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", de J.K. Rowling. Para quem se interessar em ler sobre os três primeiros livros, aqui estão os links: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara Secreta" e "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".

Mais uma ano se passa. Harry agora está com quatorze anos. Ele acorda assustado e com a cicatriz ardendo. Abre o olho e percebe que está em sua cama, na Rua dos Alfeneiros, 4, casa de seus tios Dursley, mas a cicatriz ainda permanecia dolorida. Sonhara com o temível bruxo da treva, o Lord Voldemort. Tudo parecia tão real. Foi analisar atentamente as coisas a sua volta, olhou pela janela de seu quarto, mas tudo estava em seu devido lugar, e silencioso, exceto pelo ronco de Duda, seu primo.

Seus tios ainda não suportavam qualquer coisa da magia. A justificativa deles para as ausências do bruxinho por esses três anos que se passaram, era que ele estudava no Centro St. Brutus para Meninos Irrecuperáveis. Evidentemente, não podia, então, contar com eles para ter uma conversa sobre a cicatriz e o sonho, eles achariam tudo aquilo uma grande maluquice. Em contrapartida, se relatasse para a Hemione, sua amiga, ela falaria para procurar Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts. Se fosse para Rony, seu amigo, perguntaria para seu pai, que trabalhava no Ministério da Magia. Então, pensou e lembrou do seu padrinho, Sirius, resolveu enviar uma carta para ele:

"... aconteceu uma coisa estranha, hoje de madrugada. Minha cicatriz doeu outra vez. A última vez que isto aconteceu foi porque Voldemort estava em Hogwarts. Mas acho que ele não pode estar por perto agora, pode? Você sabe se cicatrizes produzidas por um feitiço podem doer até anos depois?..."

Harry estava agora na Toca, casa dos Weasley, da família de seu amigo Rony. Iria passar o restante das férias por lá. Dessa vez não houve impedimento ou algo do tipo, para que Harry fosse para a casa do amigo 'anormal', somente caras feias. Todos estavam alvoroçados para ir na final da Copa Mundial de Quadribol. Muitos astros do quadribol, dentre eles Víktor Krum, que jogava na mesma posição de Harry, estavam fazendo as pessoas delilarem. Algo acontece diante de toda essa agitação, a Marca Negra aparece no céu, símbolo de Lord Voldemort e seus Comensais da Morte. Alguém o conjurou. Todos ficam em pânico. Teria o temeroso bruxo das trevas voltado? No dia seguinte, no jornal Profeta Diário, trazia a seguinte notícia:

"CENAS DE TERROR NA COPA MUNDIAL DE QUADRIBOL, completa com uma foto em preto e branco da Marca Negra cintilando sobre as copas das árvores."

Muitas coisas acontecem em seu quarto ano em Hogwarts. Alastos Moody é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Haverá o Torneio Tribruxo entre as escolas Beauxbatons, Durmstrang e Hogwarts. Porém, Harry por ser menor de idade, não poderá participar. Mas algo muito estranho ocorre, o Cálice de Fogo que teria que escolher apenas um representante por escola, na vez de Hogwats, acaba escolhendo Harry Potter e Cedrico Diggory. Mistérios! Quem teria colocado o nome de Harry no Cálice? Qual o motivo de tudo isso? Como representante da escola de Beauxbatons, temos Fleur Delacour, e o da escola de Durmstrang, Vítor Krum, mais conhecido como o famoso apanhador do time da Bulgária.

Inicia-se o Torneio Tribruxo. Todo os competidores teriam que a princípio, em sua primeira tarefa, tentar se desvencilhar do dragão, pegando um ovo dourado que ele protegia. Todos deram o seu jeito, alguns com feitiços bons, outros ruins, mas conseguiram de alguma forma pegar o ovo e escapar do dragão.

A segunda tarefa era a mais curiosa para todos. Não sabiam o que iria acontecer no lago Negro. E então, descobriram que os competidores teriam que resgatar um amigo no fundo do lago, com o tempo permitido:

"Uma hora inteira você deverá buscar, Para recuperar o que lhe tiramos..."

Mas Harry ao chegar ao fundo do lago, viu não apenas o Rony, e ficou agoniado com tudo aquilo. Que teria feito o bruxinho?

Muitas coisas misteriosas ocorrem antes da última tarefa do torneio.

A terceira tarefa consistia em pegar a Taça do Torneio Tribruxo que se encontrava no centro de um labirinto. Todos os competidores presenciavam os vários obstáculos que apareciam pelo labirinto, infelizmente, Fleur e Krum ficaram pelo caminho deixando o torneio. Cedrico e Harry conseguem chegar até a taça, para que não fossem injustos um com o outro, ambos optaram por segurar cada qual uma alça da taça.

De repente, eles foram transportados para um local que não era Hogwarts, e sim, um cemitério escuro, cheio de mato. Descobriram que a Taça Tribruxo era a chave de um portal. A cicatriz de Harry começou a doer demais.

"De muito longe, acima de sua cabeça, ele ouviu uma voz fria e aguda dizer: “Mate o outro."

Lord Voldemort ressurge, junto estão Pedro Pettigrew e os Comensais da Morte. Posso dizer uma coisa, essa é a parte que, para quem não leu, te deixará mais angustiado. Também é a parte de maior emoção, não que as partes anteriores não seja, mas essa é a que supera. O que teria acontecido com Harry e Cedrico? Que fim levou o Torneio Tribruxo? Para quem não leu, corra ler o livro! Você não se arrependerá.

Avaliação:   😊😊😊😊😊

Nenhum comentário: