quarta-feira, 18 de julho de 2012

O peso de um canudo

Não é de hoje que o número de pessoas ingressantes em um ensino superior é assustadoramente alto. Também não faz tanto tempo que esse interesse é crescente. Contribuindo para abertura de muitas faculdades privadas, o que se transforma em universidades. Mas o que está em jogo diante de tudo isso? Qual é o tipo de profissional que estão formando? Qual é o peso que o canudo trás, não só para a minha vida, como a de outras?  Tenho muito medo dos profissionais que futuramente passarão na vida de minha filha. Já tenho daqueles que estão passando na minha. Isso é assustador!

Um dia eu estava conversando com uma conhecida que cursou Letras para Inglês-Português, formada, com diploma em mãos e dando aula em escolas. Pois, acreditem! Além de falar o português tudo errado, não compreender um texto, não entende nada de inglês e veio pedir a minha ajuda para escrever um texto. Nem fiquei assustada, porque eu conheço a pessoa, mas quem não a conhece, ficaria. Também não fiz comentários do tipo "Caramba! Você cursou Letras e não sabe fazer isso?". Seria sem educação de minha parte. Preferi ajudá-la, calada diante a situação, apenas matutando em minha cabeça "O que essa indivídua aprendeu na faculdade?".

O mais absurdo encontramos na área de saúde. Já começa quando estão cursando. A busca dos "ovos de ouro". Muitas são as pessoas que já ouvi falarem, que vão por causa do salário, e não porque realmente tem uma afinidade por aquilo. Cursando em faculdades sem infra-estrutura, de ensino precário, sem profissionais qualificados. Despejando a todo ano profissionais mal qualificados na área, com pouca  noção, e até mesmo tirando vida de pessoas. Outro dia, eu fiquei internada, e precisavam achar a minha veia para injetar o soro com um remédio. A enfermeira furou uma vez, e nada. Furou a segunda, e nada. Ela furou, sem brincadeira, oito vezes, e nada. Estava ficando agoniada com aquilo. Ela chamou uma outra enfermeira, que achou de primeira. Meu braço ficou muito roxo com toda aquela agulhada.

Também já vi pessoas cursando faculdade ou com diploma na mão, que não sabem fazer contas operacionais básicas, ler e escrever. Fico imaginando como um indivíduo desse conseguiu entrar em uma faculdade. Bom! Só pode ter uma resposta pra tudo isso. O tal processo seletivo é tudo faxada, talvez para dar um suspense nos novos calouros. Já ouvi histórias de faculdades privadas conceituadas e não conceituadas que passam as pessoas só por preencher a ficha de inscrição, sem fazer a prova do vestibular. O tipo "joga o RG e o seu número de telefone" na porta da faculdade, que entrarão em contato com você. E entram mesmo, todo mês ela liga, você estando matriculado ou não. Se você pagar tudo direitinho, você terá o seu diploma ao final. Acreditem! Isso é real!

Agora a moda é o tal do EAD, para quem não sabe, Ensino a Distância. Tem gente que não aprende nem no presencial, imagine a bagunça que é a distância. Detalhe, as mensalidades são bem mais acessíveis, talvez você tenha que dar as caras na faculdade uma vez por semana, ou nem tenha. O principal dessa formação é ler, fazer as provas e passar, não importa quem vai fazer. Você pode não entender nada, mas se você tem alguém de  QI mais elevado em sua família e que possa fazer isso por você, serve também. Aliás, eles não estão te vendo, basta  entrar no login, colocar a senha, veja a prova e fazer ela no tempo estipulado. No final do curso, sendo você que fez a prova ou não, você terá o canudo em suas mãos. Isso também acontece, não é invenção minha!

Não podemos esquecer daquelas pessoas que ficam vendendo diplomas no centro de São Paulo. Isso, querendo ou não, quem compra, faz parte do quadro de pessoas que se dizem ter "ensino superior completo". Diante de tudo isso acima e a compra de um diploma, tudo dá na mesma. O que diferencia é que um é legalizado, e o outro não. 


Deixando bem claro que nem todas as faculdade privadas são assim, e tem sim, professores qualificados com uma ótima infra-estrutura para trabalhar, e alunos interessados e que querem aprender. Resultando em ótimo profissionais. Não podemos generalizar.

Diante de todo esse abacaxi que virou a educação superior. Muitos donos de faculdades enriquecem, construindo mais e mais monumentos, para ganhar mais e mais dinheiro. Um verdadeiro comércio. Muitos profissionais com canudo na mão se formam para dizer que tem um diploma. Muitos são iludidos com toda essa coisa de algo melhor em sua vida, fazendo em qualquer faculdade, e são desiludidos quando ficam frente a frente com o mercado. Outros fazem besteiras quando exercendo a sua profissão. Isso é um verdadeiro abacaxi que tem que ser descascado antes que vire um pandemônio. Como já diziam, a educação é a base de tudo. Se temos problemas na base, tudo virá desmoronar no futuro. 

Nenhum comentário: