sábado, 30 de junho de 2012

O assunto China

Quem não tem um produto chinês em casa? Qual é a pessoa que nunca comprou alguma coisa chinesa? Aquelas coisas tão fofas, bonitas, belas...e chamativas. Como se dissessem "Me comprem! Me comprem!". Bom! Não precisa nem dizer "Eu estou aqui!", eles já chamam a nossa atenção calados. Eu admiro o povo chinês! Apesar de eu ser japonesa, e possuir toda aquela rivalidade dos antepassados na minha família. Das guerras entre os dois países e tudo mais. Mas os tempos são outros, eu estou no ocidente, e eles são gente como eu. Tenho até uma amiga chinesa. Nascida na China mesmo, tem o sotaque, fala um pouco enrolado, ela se chama Cindy. Adoro ela!

Sempre gostei de geopolítica, por isso, leio muito os assuntos relacionados a tudo o que acontece no mundo. Acho interessante estar por dentro desses assuntos, e entender um pouco do que isso acarreta em nosso país. Desde que eu comecei a estudar sobre tudo isso, sempre achei e acho, que a terra do Tio Sam, um dia não será mais o país do primeiro mundo. Tudo vai depender de uma hipótese: armas nucleares. Como aconteceu o tão conhecido episódio Hiroshima e Nagasaki.

Algumas pessoas talvez não saibam, mas aquela coisa de que o motivo de lançar as bombas atômicas foram devido a briga pelo território nas áreas do Havaí, ocorrendo então, o massacre do Pearl Harbor, não sei não. Isso pode ter sido o estopim, porque na época, o Japão era uma ameaça econômica para os EUA. A solução foi destruir o país, para então, pedir ajuda a outros países e entrar em endividamentos para a sua reconstrução, causando a ruína econômica. Se isso pode acontecer futuramente com a China, não sei.

A China é um país que mais cresce economicamente no mundo, subiu para 2º lugar em 2010. Ficando atrás dos EUA, e desbancando o Japão. Com o seu mundo meio capitalista, meio comunista. Seu PIB (Produto Interno Bruto) atingiu US$ 7,46 trilhões em 2011, com crescimento de 9,2%, o que não é nada pouco. É um país restrito, como se tivesse se fechado culturalmente e do mundo - não economicamente - com medo de que alguma "peste" os contamine. O Google não é o salvador de todas as dúvidas alheias de lá. Ninguém pode ter liberdade de expressão na internet, que logo é censurado. Típico de um país que vive a ditadura militar, não tanto quanto na época de Mao Tsé-Tung. Esse, que mandou matar milhares de chineses oposicionistas.

Um país que a cada ano cresce demograficamente, apesar de todo o controle de natalidade. Não tem mais lugar para onde colocar ou por gente. A mão-de-obra é barata. As pessoas nativas de lá vem se desvencilhando para outros países. Fugindo de toda a rigidez e em busca de melhores condições de vida. Mas viram escravos de outras nações. Eu admiro muito o povo de lá. Como eles são criativos! Com o seu diferencial nos produtos conseguem sobreviver diante dos outros países desenvolvidos. Caso contrário, seria um país pobre. Estou falando do país. Porque sabemos que a população é pobre. E todo esse diferencial, acarreta no que chamo de idéias mirabolantes.

Outro dia, faz um tempo, eu fui na Vinte e Cinco de Março, aqui em São Paulo, com a minha irmã. Ela foi ver aqueles celulares chineses. Logo a vendedora lhe mostrou um para dois chips, com Mp3, Mp4, toque na tela e tudo mais. Fiquei pensando pra que dois chips? Mal administro um, imagine dois. Mas ela levou justamente por causa dos dois chips. Lembrando que a origem desses dois chips, realmente veio dos celulares chineses, e não desse aparelhos de marcas conhecidas, que também tem hoje em dia. Detalhe, na parte de trás vinha escrito com letras prateadas e de igual design "Aivo", para ficar parecido com "Vaio", da Sony, entendeu? Fora o Hi-phone, sim, é esse nome mesmo, uma cópia mais sofisticada do I-phone, também aceita dois chips. E os tablets? Bom! Esse parece o bombril, mil e uma utilidades. Sem falar na explosão de vendas de caixinhas de som, com USB, rádio e som de boa qualidade, além de ser barato e portátil. Não tem nada a ver com som desses radinhos de pilha, em estádio de futebol.

Sem dizer do gatinho manekineco, que balança a mãozinha com a luz solar, de origem japonesa. A dos japoneses só balança a mão, dos chineses balançam o corpo todo, a cabeça, mais a mãozinha. Quem quiser conferir, tem vários deles expostos nas vitrines das lojas da Liberdade, aqui em São Paulo. Teve um brinquedo que comprei para minha filha, que inicialmente achei um espetáculo, chamava bem a atenção dela. O brinquedo fazia bolha de sabão, cantava e acendia a luz. Foi uma vez de brincadeira, que a outra não funcionou mais.

Até carro de fabricação chinesa já veio para cá, não vou colocar o nome porque não estou ganhando pra isso, mas todos sabem qual é. Sim! É aquele que todo domingo o Gordinho, que não é mais gordo, falava em seu programa. E assim os chineses com suas idéias mirabolantes vão ganhando dinheiro, e cada vez mais seus produtos vão tomando lugar das prateleiras de produtos não só brasileiro, mas a de outros países também. Que não me venham com as suas comidas exóticas!

Nenhum comentário: