segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como o mundo vai acabar

Hoje eu resolvi escrever sobre uma coisa muito engraçada. Pelo menos eu acho. Bom! O assunto é o seguinte, é sobre essa história de que o mundo vai acabar e nunca acaba. Eu fico imaginando, se um dia for acabar mesmo, acho que vai ser igual contagem regressiva de final de ano. 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...Bum! E o mundo acabou...em fogos de artifícios. Será que vai ser desse jeito? Parece um evento de grande porte com data prevista. Que horas será que vai ser? Se for à meia-noite em ponto será furado, porque cada país tem o seu fuso horário, não vai dar certo.

Há um mito de que os Maias previram que no dia 21 de dezembro desse ano, o mundo iria acabar. Parece coisa de vidente, mas não é. Essa proximidade da data tão esperada, fez com que estudiosos fossem realmente em busca da verdade de tudo isso. Dizem que o calendário dos maias foram criados com base e um ciclo de 400 anos, denominado Baktun. Cada era é composta por 13 ciclos de 400anos, somando daria 5.125 anos. Sendo justamente nessa data mencionada acima, o fim de uma era. Assim, o deus Bolon Yokte voltaria ao término de uma era, para o começo de outra. Esses estudos foram feitos pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Ou seja, eles não eram videntes como muitos acham, se eles realmente fossem, teriam impedido a invasão espanhola.

Tem até um filme inspirado em tudo isso, se chama "2012", ou "The is The End" dirigido por Roland Emmerich, lançado em 2009. Nele mostra muitos eventos catastróficos ocorrendo, como erupções solares, aquecimento da Terra, vulcões, tsunamis, terremotos, maremotos. A NASA achou um filme um absurdo. Mas se tratando de um filme Hollywoodiano, a gente abstrai. Tem um outro filme lançado em 2006, "Apocalypto", de Mel Gibson. Uma jovem profetiza que um homem será responsável pelo fim dos maias, varrendo sua civilização da face da Terra. Alguns teóricos acreditam que um homem não seria responsável pelo seu fim, mas um evento celestial sim, justamente no dia 21 de dezembro de 2012.

Lembro-me que muitos disseram que o mundo ia acabar no ano de 2000. Esse boato foi devido a uma previsão de Nostradamus, isso enriqueceu muitos videntes, muitas pessoas fizeram dívidas, alguns desesperados até se suicidaram. Não é exagero meu, realmente ocorreu tudo isso. Eu vivenciei essa época, apareceu até na tv. Pra que tudo isso? Pra nada! Muitos se afundaram em dívidas. Para os que se suicidaram, realmente o mundo acabou.

Uma das hipóteses do fim de uma "parte" do mundo seria, um asteroide atingir uma parte da Terra. Como os astrônomos dizem, há uma rocha espacial que se aproximou em 1976, e ela pode se aproximar novamente em 2028. Ocorreu algo parecido, mas esse caiu, a uns 60 milhões de anos atrás, com os dinossauros. O asteroide Baptistina partiu-se em muitos pedaços, alguns deles vaguearam pelo sistema solar. Então caiu um dos pedaços na península de Yucatán, no México. Com a força de muitas bombas atômicas, e coloca muitas nisso, dizimou toda a espécie que habitava essa área. Mas até aí o que vai acabar é uma parte da população da Terra, e não o mundo.

Realmente, vou falar o que penso de tudo isso. Na minha concepção, a única forma de realmente acabar o mundo é somente uma, e única. Longe do caráter religioso, e sim científico. O mundo só acabará no dia em que o Sol ter o seu fim. Porque se pararmos para pensar, tudo aqui na Terra depende desse Astro rei. A nossa própria respiração, o ciclo da água, a vida depende dele. E ele vai morrer um dia, mas antes de "ficarmos" sofrendo com a sua ausência, ele fará todo o seu serviço completo. Ficarmos, não, porque não estarei viva até lá. Vou explicar o porque.

Segundo os cientistas, daqui a mais ou menos 7,3 bilhões de ano, ela se acabaria. O sol é uma estrela. Como toda estrela, uma hora o seu brilho acaba. Pois, o brilho ficará tão intenso, lançará muito mais energia,  queimando muito mais hidrogênio. Então, a energia liberada será muito grande, ela se transformará em uma gigante bola vermelha. Assim, antes que a vida na Terra terminasse, essa gigante bola engoliria os planetas. O sistema solar sofreria modificações em relação a localizações dos planetas. O Sol seria apenas uma gigante bola fria, sem brilho, uma rocha.

E não sobrará nada para contar história. A única forma de ter alguma coisa que possa contar história, seria alguma vida em outro planeta distante da Terra. Netuno talvez.Agora que parei para pensar. Coitados! Os extra terrestres de Marte se salvarão.

2 comentários:

Anônimo disse...

È de arrepiar eu vi uma matéria sobre isso, da medo, mas vamos ver né o que acontece!!!!

Anônimo disse...

È de arrepiar eu vi uma matéria sobre isso, da medo, mas vamos ver né o que acontece!!!!