quarta-feira, 16 de maio de 2012

Por que tenho mais fome no frio?

Todo inverno é a mesma coisa. Ops! Inverno não! Porque o inverno só chegará no dia 20 de junho. Hoje em dia as estações do ano estão todas desordenadas, que a gente até confunde-as. Faz frio no verão, calor no inverno, e assim vai. Bom! Vou falar especificamente do frio, independente de qual for a estação do ano.

Venho observando uma coisa muito curiosa. Talvez muitos também tem essa mesma sensação. Real ou imaginária? Não sei! Mas, porque a gente sente muita fome no frio? Há quem diga que isso é psicológico, coisa de nossa cabeça. Pois, eu digo que não. Eu e muitas pessoas, conforme andei lendo por aí, temos mais fome no frio. Fome principalmente de algo com "sustância". Agora mesmo, queria tanto um chocolate ao leite, com castanhas e passas. Como adoro esse chocolate! Acho melhor eu parar de pensar nele, senão serei obrigada a sair para comprá-lo.

Conforme eu havia dito, andei lendo a respeito e descobri algumas coisas interessantes. então, resolvi compartilhar com vocês. Afinal, um pouco de conhecimento nunca é demais.

Muito bem! O corpo humano é homeotérmico, logo, a nossa temperatura interna não muda, ela é estável. O que muda é a externa. Para manter o equilíbrio desse nosso lado externo, temos o que chamamos de metabolismo, impedindo que o nosso corpo congele ou ferva.

No verão, o metabolismo do nosso corpo não necessita de muito esforço para mantermos aquecidos, e o gasto calórico é bem menor. Já no inverno, as coisas são bem diferentes. Gastamos muito mais calorias para mantermos o corpo quente. Por isso, comemos muito mais. Também ficamos muito mais em casa, numa vida sedenta, sem coragem para sair, como resultado, engordamos.

Como precisamos de mais energia no frio, nosso corpo pede alimentos mais pesados, e de preferência quente. Dessa forma, consumimos massas, chocolates, fondues, cremes, sopas e doces. Processados pelo metabolismo, são transformados em gorduras, aquecendo o nosso corpo. Por isso, os gordinhos sentem menos frio, diferentemente dos magrinhos.

Toda vez que vem o frio, logo o associo com hibernação. Lembro logo daqueles ursos polares, dormindo preguiçosamente em suas casas. Que inveja! Queria eu estar em seus lugares. A única coisa que eu faria a mais, e que eles não fazem, seria apreciar muitos chocolates. Líquido, pastoso, sólido, com frutas, sem frutas, quente frio, amargo, branco, ao leite, não importa. Acho que viraria uma "bola", ou não. Vou explicar o porquê.

Ouvi dizer que quando dormimos por 1h, perdemos mais ou menos 63 Kcal. Assim, tudo o que consumir em calorias, iria perder dormindo em minha cama e com muita coberta. Acredito, que no frio esse valor em kcal aumenta, porque se formos analisarmos logicamente, até eu me esquentar e conseguir dormir bem aquecida, levaria um tempinho. Com isso, uma boa parte de tudo o que consumi, já teria sido gasto.

Brincadeiras a parte. Não façam isso que acabei de dizer acima. Apenas escrevi porque achei engraçado essa coisa de perder calorias apenas dormindo. Ao contrário de tudo isso, faça uma alimentação saudável e equilibrada nesse frio. Sem muitas comidas pesadas, porque seu corpo irá pedir. A fome irá aumentar, o que é normal. Um chocolate aqui, outro alí, é aceitável. Por mais preguiça que tenhamos para sair de casa nessa época, encontre a coragem que mora bem no fundo de você e vá. A sua cama e a sua coberta sempre estará lá a sua espera. Seu corpo precisa de atenção sempre.

Nenhum comentário: