domingo, 13 de maio de 2012

Para minha querida mamãe

Querida mamãe,

Hoje é o seu grande dia. Deveria ser todos os dias. Hoje eu escrevo esta carta especialmente para você. Eu sei que você não vai ler isso porque você não gosta de internet. Talvez nem saiba o que é Blog. Mas sei que você sabe que sou escritora, e com isso se orgulha de mim. Você vibra a cada ponto de vista expressado, a cada imaginação e criação que tenho, tudo como se fosse uma medalha conquistada por você. Então, escrevo não apenas para você ler, na esperança de que algum dia você leia, mas para todos que lerem e verem a mãe boa que tenho.

Posso dizer que somente hoje que sou mãe, eu entendi algumas das coisas do que é relamente ser mãe. Posso ser meio atrapalhada para isso. Mas acho que vou ser assim sempre. Afinal, cada um tem o seu jeito de ser. Fico imaginando você com três crianças. Eu iria ficar louca se fosse comigo.

Quero dizer o quanto agradeço por todas as broncas que você me deu. Com o seu jeito autoritário, mas ao mesmo tempo acolhedor, você formou a base de minha vida. Com toda educação militar, conquistei muitas coisas boas nela. Hoje eu agradeço a tudo isso. Sei que você sempre quis o meu bem. Queria que eu fosse médica, dentista ou advogada. Mas infelizmente eu escolhi outros caminhos. Hoje eu sou feliz com o caminho que escolhi, e você também.

Você nunca me deu um carinho no rosto, mas eu entendo, culpa dessa herança nipônica que carregamos no sangue. Um jeito tradicional japonês, aonde até mesmo as relações mais íntimas não são expostas abertamente. Aquela que até mesmo um beijinho no rosto é vergonhoso. Somente eu conheço um mimo dado por você. De um jeito tímido, e todo atrapalhado e desembaraçado. Onde o insulto pode ser uma forma de elogiar.

Me lembro de todos as lancheiras feitas com carinho e amor, que eu levava para a escola. As compras feitas por você, sendo que quase a metade era só destinadas para mim e meus irmãos. Dinheiros surrupiados de papai eram dados a nós para comprarmos o que quisesse. Tudo para você girava em torno de nós, abdicando a sua vida.

Uma coisa muito marcante para mim foi quando você resolveu ir ao Japão, com papai. Me lembro que você, sentada na janela do ônibus que levaria vocês ao aeroporto, chorava muito, assim como eu, e eu entendi. Lá estavam indo vocês sacrificando as suas próprias vidas, pensando em nós. Foram seis anos tristes, sempre esperando a um telefonema por mês.

Hoje eu tenho a sorte de ter você aqui comigo. Me ajudando a cada fase de minha vida. Até mesma nessa em que estou passando por dificuldades. Queria estar aqui contigo, mas tem coisas na vida que somente a gente que tem que aprende a resolver. Assim você ensinou.

Apesar das canseiras que te dei, e do trabalho que também te dei, e bastante. Cada olhar de repulsa. Também te proporcionei momentos felizes, aonde a gente deu muitas risadas. Cada sonho realizado. Esse seu puro amor que somente você me deu. Ele é único, ninguém mais teve, além de mim. Ele é eterno. Mãe eu te amo!

Feliz Dia das Mães!

Sua filha,
Luciana.

Nenhum comentário: