segunda-feira, 7 de maio de 2012

Doce de batata doce? Que nada!

O doce perguntou pro doce, existe doce mais doce que doce batata doce? Sim, gente! Existe com toda a certeza um doce mais "doce" de verdade, que o doce de batata doce. Uma vez, eu como adoro viajar, fui para uma cidade mineira. Uma cidade de interior, onde o ar é campestre, e tudo em que nela possui, remete a uma tranquilidade. Só se ouve o cantar dos pássaros e o pisar forte dos cavalos contra o chão de pedras. Ora ou outra um carro aqui, outro ali. Pessoas com suas bicicletas carregando um sino a vender doces, leite, pão. Um lugar sem esse corre-corre de São Paulo, sem essas maluquices de barulho e poluição. O céu é azul e de noite dá para ver as estrelas reluzindo.

Não coloquei o nome da cidade porque eu não lembro o nome dela. Sou meio estabanada pra essa coisa de nomes de ruas e lugares. Sei de uma coisa e sempre falo, eu dirijo, consigo chegar nos lugares, até hoje não sei como, mas o importante é chega no destino, não? Então, foi nessa cidade, que chegando de tarde, resolvi ficar. Ia ter festa junina. As ruas estavam enfeitadas com delicadas bandeirinhas coloridas, todas de papel de seda. Barraquinhas estavam todas decoradas. Cachorro-quente, maçã do amor, quentão, vinho quente, pesca, e tudo mais que tem em uma festa junina. E muitas pessoas felizes se divertindo ao som de "pula fogueira ia-ia", "cai cai balão" e outras músicas juninas.

Sentei me em um banco e fiquei olhando para tudo aquilo, imaginando quando eu veria novamente uma festa daquelas. Simples, bela e divertida. Fogos de todas as cores que pipocavam pelo céu, formando desenhos dos mais variados tipos. Foi então, que eu viajando em meus pensamentos, me chama a atenção uma das barraquinhas. Uma barraca em que todos aqueles que amam doces, com toda certeza deliraria. Me aproximei dela. Como sempre, nesses lugares há degustações. E lá fui experimentar os tais doces. Doce de tudo quanto é jeito, em compota, em barra, mole, em calda e seco, havia lá. Evidentemente, não experimentei tudo.

Como eu adoro doce de leite, fui logo experimentar o tal. Acreditem! Foi paixão a primeiro gosto. Ele desmanchava na boca, tinha um toque suave de doce. Uma sensação de quero mais, que doce! Perguntei logo de onde que vinha aquele néctar dos deuses, a mulher foi logo dizendo, "Viçosa". Como pude esquecer, o local do melhor doce de leite do Brasil. Peguei o endereço e no dia seguinte parti para o local. Uma loja que dava três vezes o tamanho da barraca que tinha visto no dia anterior.

Queria levar tudo, mas preferi não fazer isso. Levei apenas algumas coisas. Levei muito doce de leite, doce de leite com ameixa, com chocolate, com coco, doce de abóbora com coco. Sei que nunca havia comido tantos doces deliciosos como aqueles. Como não sou egoísta, dividi com meus irmãos, pais, amigos e parentes. Detalhe, esses doces de leite que vendem aqui em São Paulo é puro açúcar. Não tem nada a ver com aqueles. Só de lembrar deles, me dá água na boca.


* Esse texto também se encontra no site http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3655097 

Um comentário:

amir disse...

Gostei! Parabéns!