domingo, 20 de novembro de 2011

O que é a "Gota d´água" para você?


Notoriamente é o número de compartilhamento na rede social do vídeo intitulado "A gota d´água". Alguns pensarão que é da peça teatral, obra escrita pelo Chico Buarque e Paulo Pontes. Engane-se! Tudo não passa de uma manifestação contra a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Tudo parece tão empolgante, animador e estimulante na fala de atores globais consagrados, o que por sua vez, nos tenta convencer a assinar a tal petição. Mas até aonde, muitos que assinaram sabem realmente do histórico de toda essa polêmica? Tem gente assinando e nem sabe o que é Belo Monte. Muito menos sabe aonde fica. Nem do que realmente se trata. E assim fica, no embalo, tudo tão belo, convencendo em textos decorados nas falas daqueles que sabem fazer isso.

Fiquei perplexa quando um dos atores disse que para a construção da usina, o governo terá que desembolsar R$ 30 bilhões, acompanhado de uma pergunta "Quem é que vai pagar?". A exatamente três semanas atrás em uma "revista de elite" tinha uma matéria, cujo assunto, era corrupção, dizendo que R$ 85 bilhões eram surrupiados dos cofres públicos. Dinheiro de quem é tudo isso? Convém nem responder, acredito que todos que lerem isso, com toda a certeza terá um grande discernimento para responder essa pergunta.

Uma outro fato que parece muito comovente no vídeo, é quando um outro ator diz que será desmatada 690 km² de floresta, o que na verdade são 175 km². Pode ser impressão minha, mas o que parece é que a perda da floresta em uma larga escala de uma só vez, causa muito mais impacto, que a sua perda gradativa.

O desmatamento já vem acontecendo faz muito tempo. A média de desmatamento entre 2000 e 2005 foi de 22.392 km² por ano. Cada vez mais fazendeiros vem devastando florestas para atividades agrícolas e pecuárias. Muitas pessoas não sabem, mas quando o solo se esgota, se tornando impróprio para o cultivo, esses agricultores se mudam para outra região, devastando mais a floresta. Um outro fato, foi a construção de duas grandes rodovias na região, derrubando mais árvores. Fora o tráfico de madeiras que tem por lá.

O curioso de tudo isso é que ninguém faz absolutamente nada para impedir tudo isso. Deixando de fora as duas rodovias, todas as outras coisas que ocorrem por lá, infelizmente não tem a ver com o bem comum de todos. Toda essa hipocrisia de uma sociedade egoísta, essa sim é a gota d´água. Fazem alguma coisa contra isso? Não!

Nenhum comentário: